sexta-feira, 2 de novembro de 2012

HETROERTZEN: discografia comentada!


O HETROERTZEN foi uma das melhores surpresas que tive nos últimos tempos. Tive o prazer de fazer uma troca de CDs com a guitarrista da banda, a guerreira Askväder, e com certeza valeu muito a pena. Essa horda chilena executa o mais sombrio e misantrópico Black Metal. A sensação em ouvir um hino do Hetroertzen é algo inexplicável, realmente só ouvindo e sentindo. Formada inicialmente em 1997 sob o nome de Hhahda, e tendo lançado a Demo Tape Avernal Mitic Black Poetry em 2001, sendo limitada em 500 cópias numeradas à mão, decidem mudar o nome do grupo para Hetroertzen, e lançam em 2002 o debut Flying Across The Misty Gardens, uma grandiosa estréia, que ganhou uma versão em LP limitada em 500 cópias numeradas à mão. Já em 2003 é lançado o segundo trabalho A Crimson Terrible Vision, mais um grande álbum. Em 2005 é lançado o terceiro CD Rex Averno, o álbum mais extremo dos chilenos.  O último trabalho até o presente momento lançado pela banda foi o álbum Exaltation Of Wisdom, que veio pra solidificar a banda como um grande nome do Black Metal mundial. Não há como negar que o Hetroertzen já deixou um grande legado para a cena Black Metal, com quatro grandiosos álbuns!
  
HETROERTZEN: Black Metal em sua mais pura essência!


Álbum: Flying Across The Misty Gardens - 08 faixas - 44:06 - 2002 -Trollber Music.
Formação: Askväder (guitarra), Moerk Handern (guitarra), Kaeffel (vocal, baixo e bateria).
Logo em sua estréia a banda grava um petardo, que não deixa nada a desejar para clássicos da história do Black Metal como: Wicca (Mystifier), In the NightSide Eclipe (Emperor), The Secrets Of The Black Arts (Dark Funeral)... O Hetroertzen fincou com o seu debut Flying Across The Misty Gardens uma sonoridade altamente gélida e mórbida, com vocais profanados com o mais puro sentimento negro; guitarras altamente cortantes que conseguem criar uma maléfica atmosfera negra; e bateria com partes mais velozes que se intercalam com andamentos mais lentos.


Álbum: A Crimson Terrible Vision - 09 faixas - 51:05 - 2003 - Rawforce Productions.
Formação: Askvader (guitarra), Kaeffel (vocal, baixo e bateria).
A Crimson Terrible Vision é o segundo full-lenght do Hetroertzen, que foi gravado dessa vez por “apenas” duas almas profanas: Kaeffel e Askväder. O som desse álbum é bem parecido com o do anterior, com linhas de guitarras bem técnicas e diversificadas, mostrando que Askväder é detentora de feeling e talento; já o baixo (um instrumento que geralmente não é bem explorado em bandas de Black Metal) dessa vez ganha um grandioso destaque, intercalando-se grandiosamente com as guitarras; e a bateria continua brutal, trabalhada e com viradas certeiras.


Álbum: Rex Averno - 13 faixas - 48:12 - 2005 - Rawforce Productions.
Formação: Askväder (guitarra), Damiere (guitarra), Valek (baixo), Kaeffel (vocal e baixo).
Aqui temos o extremo Rex Averno, que foi gravado pela formação mais extensa da banda, com quatro integrantes. O CD possui uma boa qualidade gráfica, com 16 páginas no encarte, com fotos bem mórbidas dos integrantes e uma capa profanamente doentia. A sonoridade do grupo nesse álbum está bem, bem mais rápida em relação aos trabalhos anteriores, lembrando as bandas suecas de Black Metal, como Marduk, com a presença de intensos blast beats, mas ainda com uma forte variação, Kaeffel nesse disco aprimorou sua forma de tocar bateria, demonstrando uma pegada extremamente técnica e brutal; já as linhas de guitarras continuam perfeitas, destruidoras, dessa vez com a presença de certas bases mais longas; além do baixo que não foi esquecido, sendo altamente trabalhado. Um trabalho que com certeza é difícil de resumir em meras palavras.


Álbum: Exaltation Of Wisdom - 07 faixas - 52:04 - 2010 - Lamech Records.
Formação: Askväder (guitarra e baixo) e Kaeffel (bateria e vocal). 
Último trabalho até o presente momento, Exaltation Of Wisdom, veio pra solidificar ainda mais o Hetroertzen como uma grande força do Black Metal mundial.
A sonoridade da banda continua grandiosa, com toda técnica e sentimento já conhecidos, e dessa vez a formação voltou a ficar enxuta, com Askvader e Kaeffel, assim como em A Crimson Terrible Vision. Esse mais novo trabalho é menos direto do que o anterior, Rex Averno, mas não deixa de ser intenso e brutal. Nesse disco estão as músicas mais longas da carreira da banda: Like The Serpent (08:14), The Final Breath Of Mankind (10:01) e The White Priestcraft (09:58). Mais um grande clássico dessa clássica banda!



                                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário