domingo, 16 de dezembro de 2012

Entrevista: FERNANDA TERRA!


FERNANDA TERRA: pegada, técnica e beleza nas baquetas!


Não se deixe enganar por esse rostinho lindo... Fernanda Terra é uma das bateristas mais talentosas que já tive o prazer de ver e ouvir, infelizmente não ao vivo... Fernanda ficou conhecida no meio Metal após ter tocado na Nervosa, banda feminina de Thrash Metal, grande revelação do estilo, na qual a grande baterista gravou Time Of Death (lançado em vinil no exterior pela Napalm Records, limitado em 150 cópias) e no Brasil em formato de Demo, ambos formatos contendo as mesmas músicas, 3 faixas de um Thrash Metal vigoroso, aonde Fernanda mostra toda sua habilidade e pegada nas baquetas... Fernanda é endorser de grandes marcas como o da bateria Sonor e pratos Paiste, além de dar aulas em uma das escolas mais conceituadas do país, a Bateras Beat. Conversei com esse grande fenômeno das baquetas... Fernanda Terra!


01.  Olá Fernanda, como vai? Primeiramente gostaria de te parabenizar por toda sua carreira, toda sua técnica com as baquetas, e pelos seus 20 anos de bateria.  Perdoe-me, mas não tem como não tocar no assunto, acho que todo mundo ficou chocado... O que levou a sua saída da Nervosa? Vocês eram grandes amigas, não? Você já está tocando em uma nova banda?
Fernanda: Antes de tudo, obrigada!
É todo mundo tem me perguntado isso, eu saí  pq não tava mais rolando pra mim, não consigo levar nada adiante se não estou feliz.
Já estou tocando sim, mas a banda ainda não tem nome, logo mais teremos material pra mostrar. A banda tem influências de Slayer, Pantera, Suicidal Tendencies, Death e Sepultura. E to planejando algo com a Karen que tocava na Nervosa.

02.  Você começou a fazer aulas de bateria em 92, certo? Mais ou menos depois de quanto tempo você já estava tocando em uma banda? Qual foi sua primeira banda?
Fernanda: Eu já comecei tocando em banda, fui fazer aula pra tocar direito na banda do meu irmão que tava sem baterista, a gente tocava cover de Metallica, Iron Maiden, L7, Ramones e tinha música própria também. Essa banda não tinha nome, alias minhas primeiras bandas não tiveram nomes e também não saíram da garagem.

03.  Desde então você não parou mais de tocar, passou por varias bandas de hardcore e punk do underground brasileiro como Food 4Life, Baby Scream, hellas, Touching Lips, No Fashion, Final Fight, Gutter Cats, Lyrex, entre outras. Você pode e ainda tem vontade de voltar a tocar em uma banda de hardcore ou punk ou pensa em se especializar e se dedicar cada vez mais ao Metal? Quais as diferenças técnicas na forma de tocar uma bateria de punk, hardcore e uma de Metal?
Fernanda: Eu to curtindo tocar metal, quando eu montei a Nervosa eu tava procurando mulheres pra tocar metal, usar pedal duplo de novo, e colocar um pouco de ritmo brasleiro e latino e não matou minha vontade por isso to montando essa nova com o mesmo conceito, só que de mulher sou só eu e a baixista. Mas eu to gravando o cd novo do Excomungados (banda de punk rock clássica aqui do Brasil) e sempre vou ouvir punkrock/hardcore.
Eu acho que tocar metal é mais legal que punk, pq da pra vc colocar mais notas, fazer uma levada mais complexa, usar pedal duplo, no punkrock se vc enche de notas fica fake, perde a essência punk, e por isso acho mais legal tocar guitarra numa banda punk, quem sabe um dia...


04.  No final de 2008, você lançou o cd "Quem de medo corre, de medo morre" com a banda Final Fight, e esse ano o Demo-EP (demo no Brasil, e Vinil no exterior) com a Nervosa. Esses são os seus únicos trabalhos lançados?
Fernanda: Não, além do Final Fight, lancei cd com o Food 4 Life também e tenho algumas outras demos lançadas também além da Nervosa, coletâneas, e algumas participações especiais.

05.  Você tem patrocínio da bateria Sonor, pratos Paiste, peles Aquarian, baquetas Alba, cases Hellocase... Como se deu essas parcerias? Eles que entraram em contato contigo? Há quanto tempo você tem esses patrocínios? Você recebe alguma ajuda ou apenas os materiais para trabalhar?
Fernanda: Sim, eles que entraram em contato comigo, quando eu ia atrás eu não conseguia nada rs, hoje em dia não preciso mais ir atrás não.
Paiste faz uns 2 anos, Sonor e Aquarian faz 6 meses, baquetas Alba acho que já faz uns 7 anos e Hellocase faz mais tempo, não sei direito. Eu recebo material pra trabalhar, que é uma puta ajuda, não tenho o que reclamar de nenhuma dessas marcas.

06.  Possui algum tipo de cuidado com sua saúde? Evita ingerir bebidas alcoólicas, faz alguma dieta... Tocar bateria é um esporte?
Fernanda: Faz um mês que voltei a fazer bike endoor, fazia 2 anos que eu tava parada.
Eu não tomo refrigerante já faz uns 8 anos, mas pq eu não gosto mesmo, prefiro até água de torneira que nem é saudável rs. u sempre comi comida integral na casa da minha mãe, me acostumei e hoje em dia prefiro. Eu bebo sim, cerveja e vinho, mas hoje em dia bebo pouco.
Pra mim bateria é um esporte, tem que ter condicionamento físico, e não tem milagre isso vc só consegue treinando, ainda mais se quiser tocar estilos que exigem velocidade e resistencia como o metal, hardcore, punk...

07.  Que outras meninas que tocam bateria dentro do Metal você nos indicaria a conhecer?
Fernanda: No Brasil eu gosto da Adrismith do Pandora, Ariadne do Valhalla, Julie Sousa do Mortarium, tem várias bateras bacanas...Fora do Brasil eu gosto da Linda Mcdonald, Mercedes Lander, Lux Drummerette e Meytal Cohen.







08.  Por que você trocou o endorser da RMV para o da Sonor?
Fernanda:  Eu achei que era a melhor coisa pra fazer no momento. Não tinha contrato temporal e sim em quantidade de bateras.

09.  Qual o kit que você utilizava com a Nervosa?
Fernanda:O Kit que já usava antes e vou continuar usando, 3 tons, 2 surdos, 1 cowbell, 1 tamborim, 3 crashs, 1 china, 1 condução e 1 chimbal. Pretendo um dia colocar mais um chimbal e um bumbo a mais.


10.  Para treinar em casa, o que você utiliza: bateria eletrônica, de treino ou acústica? Qual sua rotina diária e semanal de treinamento?
Fernanda:  Eu não tenho batera eletrônica, eu treino no pad em casa pq voltei a morar em apartamento, mas tenho patrocínio do estúdio produssom, onde sempre vou treinar. No pad eu treino todo dia pelo menos meia hora, mas o foco é treinar de uma a duas horas. Quando vou no Produssom, eu treino normalmente de 2 a 3 horas.

11.  O que é necessário para ser um bom baterista de Metal?
Fernanda: Ser criativo, saber usar rimshot e treinar muito pra ter condicionamento físico e velocidade.

12.  O que você gosta de ouvir dentro da música em geral?
Fernanda: Gosto de muita coisa, metal, punk, hardcore, reggae, rock nacional dos anos 80, ska, rockabilly, psychobilly...


13.  Há quanto tempo você já dá aulas de bateria? Você vive disso? Possui alguma formação: faculdade, curso técnico...? Algum dos seus alunos já está em alguma banda? Como é o seu processo de ensino?
Fernanda: em 98 eu dei um pouco de aula, parei e comecei de novo em 2010, eu vivo disso e as vezes faço freelance de design gráfico nas horas livres. Eu sou pós graduada em design, antes levava a música como plano B mas sempre levei a serio e o hobbie virou primeiro plano.
Tenho aluno que tem banda cover, não vejo a hora de algum aluno começar a tocar som próprio, aí sim vou ver o resultado do que eu criei ahaha mas a tendência com o tempo é essa mesmo, tenho uma aluna que tem banda própria mas ela já tinha antes de começar a fazer aula comigo...Meu processo de ensino já começa com leitura basica, meia hora de baqueteamento e meia hora na batera.

14.  E toda essa violência aí em Sampa... Como você encara e vive com tudo isso?
Fernanda: É muito triste ver gente morrendo de graça por aqui, da um pouco de medo mas não da pra deixar de viver né? Está bem tensa a situação entre a polícia e o PCC, o jeito é se for a bairros da periferia obedecer ao toque de recolher pra não ser mais uma vitima.

15.  Cite por gentileza 10 álbuns clássicos do Metal:
Fernanda:
Sepultura - Arise
Pantera - Cowboys from hell
Black sabath - Paranoid
Iron Maiden – Killers
Suicidal Tendencies – Light Camera Revolution
Motorhead - Bastards
Slayer – Show no Mercy
Death - Symbolic
Megadeth- Rust in Peace
Metallica – Kill Em All

16.  Alguns bateristas utilizam kits enormes de bateria, como: Terry Bozzio(Frank Zappa), Neil Pearl(Rush), Nicko McBrian(Iron Maiden) ... Você pensa um dia em ter uma banda com uma sonoridade mais virtuosa e tendo que usar um kit de bateria enorme?
Fernanda: Ah até penso em ter uma banda virtuosa sim mas não penso em ter uma batera tipo a do Terry Bozzio não...No máximo 2 bumbos, mas sei lá né? Posso mudar isso um dia...

17.  Quais os 10 bateristas mais técnicos pra você da história do Metal?
Fernanda:  Mike Portnoy, Mike Mangini, Gene hoglan, vinnie paul, Dave Lombardo, Mike Terrana, joey jordison, Aquiles Priester, Derek Roddy, Carmine Appice

18.  O que você diria para quem está começando a aprender tocar bateria?
Fernanda: Procurem um professor antes de criar vícios!!! Estudem o máximo que puderem! Montem banda!


19.  Então Fernanda... Lugar de mulher é na cozinha (risos)? Você manda bem no fogão ou só no microondas (risos)?
Fernanda: Na minha banda nova sim ahaha
Mas falando serio, não sou muito boa não rs, faço o básico. Na minha família os homens cozinham melhor que as mulheres, meu pai teve restaurante e é engraçado ver meu irmão ensinando minha mãe a cozinhar, ela sempre preferiu trabalhar fora e acho que eu puxei a ela rsrs

20.  Me diga uma coisa... Por que você é tão linda assim (risos)?
Fernanda: putz vc falou isso pra compensar a pergunta anterior né? haha...Eu não me acho linda mas sou vaidosa, me cuido, linda são minhas tattoos!!!


21.  Você se vê tocando bateria por mais 20 anos?
Fernanda: Até o dia que eu morrer!!! Não sei nem o que é TPM sem espancar a batera ahaha talvez na menopausa em comece a tocar reggae quem sabe, mas parar de tocar, NUNCA!

22.  Muito obrigado Fernanda pela entrevista, desejo boa sorte na sua longa carreira que ainda terá pela frente! Força e saúde! Beijo e abraço!
Fernanda: Obrigada!!! Sucesso pra vc também! Valeu pela oportunidade!!!

www.fernandaterra.com




Um comentário:

  1. Ótima entrevista! Muito divertida! Fãs vão curtir demais!!
    Parabéns J.R. pelas perguntas e pela disposição das ótimas fotos e parabéns Fernandinha pelo sucesso!

    ResponderExcluir