terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Entrevista: HEADHUNTER DC!




01.  Saudações Baloff e Headhunter DC! O Headhunter DC já é uma banda veterana, com grandes trabalhos lançados, shows inesquecíveis realizados e uma carreira notória. Como você avalia a carreira da banda durante todos esses anos? 
Baloff: Salve!!! A avaliação que faço é a do dever mais que cumprido, mas com a certeza que ainda temos um longo caminho a seguir – pelo menos no que depender de meu entusiasmo, perseverança e dedicação. Tudo que conquistamos até agora foi com muita honestidade, com muita paixão pelo que fazemos e acreditamos, e assim será até o fim. The saga continues...

02.   Você e Paulo Lisboa (guitarrista e fundador da banda) já estão juntos há muito tempo no Headhunter DC. O que você teria para nos contar sobre essa grande parceria e amizade? 


Baloff: Conheço o Paulo desde 1986, ainda na época do Túmulo, sua primeira banda, e desde então desenvolvemos uma parceria e irmandade que realmente rompe as barreiras do tempo. Vimos a cena de Metal Extremo de Salvador nascer, ajudamos a construí-la. Temos uma longa história juntos, muitas coisas em comum, comungamos de muitas ideias, então não haveria como ser diferente. ...In deathmetallic brotherhood forever!

03.  Como tem sido a divulgação e aceitação do mais recente trabalho, o álbum “...In Unholy Mourning...” no underground?
Baloff: A receptividade para “...IUM...” tem sido a melhor possível tanto dentro quanto fora do Brasil, mesmo ainda sem termos um lançamento oficial do mesmo no exterior, o que já estamos providenciando desde já. Alguns reviews o têm colocado entre os melhores lançamentos de Death Metal de 2012, além do que os comentários que temos ouvido por parte de quem a ele teve acesso têm sido muito satisfatórios num geral, e isso inevitavelmente nos deixa orgulhosos por todo o árduo trabalho desenvolvido até aqui. Logicamente existem algumas pessoas que fazem vista grossa e torcem o nariz para o que é feito do lado de cá do país, mas com esses já estamos acostumados, sempre existiram e sempre vão existir. O luto profano apenas começou...


04.  O novo álbum foi lançado nacionalmente pela Mutilation Records em versão CD Digipack, bem caprichado... O que achou dessa versão? Ainda pode rolar uma versão em LP pela própria Mutilation? Acho que uma versão em LP e CD pra escolhermos seria o ideal...
Baloff: Lançarmos nossos álbuns em vinil é sempre como uma prioridade para nós, então independente de qual selo será o responsável por esse lançamento, ele certamente estará disponível em breve. Ficamos muito satisfeitos com a versão em Digi CD via Mutilation/Eternal Hatred Records, tudo saiu exatamente como havíamos planejado! Tanto a versão CD quanto a versão LP européia virão com uma faixa bônus. Aguardem!

05.  Existe alguma proposta por parte de alguma gravadora para relançar todos os álbuns do Headhunter DC em LP ou CD em um Box?
Baloff: Existe sim, e isso só ainda não se concretizou por motivos contratuais relacionados aos nossos 2 primeiros álbuns, mas estamos na esperança que tudo se resolva da melhor forma e que isso se concretize muito em breve. De qualquer forma, segundo informações vindas da Mutilation, o “Born...” e o “Punishment...” estão na fila para serem lançados em Picture disc como o selo tem feito com alguns clássicos da Cogumelo, como “I.N.R.I.”, “Schizophrenia”, “Immortal Force”, “Morbid Visions” e outros, assim como também estamos negociando o lançamento do “...And The Sky...” em LP para breve.

06.  Como é o suporte dado pela Mutilation para as bandas do seu cast? O novo disco foi todo bancado por eles?
Baloff: Já havíamos trabalhado com a Mutilation no lançamento do “...ATSTTB...” em 2000 e criamos uma ótima relação com o Sérgio Tullula, tanto que essa parceria viria a se repetir 12 anos depois. Nosso acordo com o selo é basicamente o mesmo que fizemos anteriormente, ou seja, ficamos a cargo da gravação e arte de capa + layout do álbum e eles prensaram e estão distribuindo, com a diferença que o selo hoje está com uma estrutura bem melhor do que há 12 anos, podendo assim dar um suporte maior às suas bandas contratadas. Estamos muito satisfeitos com mais essa parceria com a Mutilation Records!

 
  
07.  Esse foi o primeiro trabalho que você fez as letras e as músicas, além da produção, certo? Como foi essa experiência pra você? Ficou satisfeito com o resultado final? Você pretende produzir registros de outras bandas?
Baloff: Um pouco da história da concepção de “...IUM...”, desde quando suas primeiras músicas começaram a ser compostas até o lançamento do álbum é contado um pouco por mim em um texto publicado no booklet do CD, e como disse lá, foi como um grande desafio para mim criá-lo e produzi-lo na íntegra, mas no final tudo valeu a pena, pois ficamos muito satisfeitos com o seu resultado final e cada um dos membros da banda tem a sua parcela de importância nisso. Eu já tive a oportunidade de fazer algumas pequenas produções de outras bandas anteriormente, mas nunca me dediquei realmente para dar continuidade à essa atividade de forma profissional. Talvez, quem sabe, num futuro não muito distante...

08.  Qual o contexto lírico em torno de In Unholy Mourning?
Baloff: A parte lírica de “...IUM...” confunde-se com meus próprios pensamentos, ideias e opiniões concernentes à podridão da cristantade e das religiões num geral. Basicamente é como uma continuação de “God’s Spreading Cancer...”, algo que eu poderia chamar de “anticristianismo com essência”, diferente de toda essa blasfêmia pueril e barata que vemos por aí – do tipo “pau no cú da virgem Maria” e por aí vai... Lendo letras como “Dawn of Heresy” e “Deny the Light”, por exemplo, todos entenderão o que estou dizendo. A morte também é mais uma vez focada dessa vez, sempre sob uma ótica de culto e contemplação ao inexorável destino de todos nós.

09.  Por que “...In Unholy Mourning...”, e não “…In Unholy Afternoon..” ou em “In Unholy Evening…”(risos)?
Baloff: O problema é que a tradução não foi feita corretamente por você, haha! Você certamente se confundiu entre o “mourning” (luto) do título do álbum e “morning”, que significa “manhã”. Não raro algumas pessoas realmente se confundem com relação às duas palavras, certamente pela similaridade entre ambas. E a propósito, a tradução livre do título do álbum é “...Em Luto Profano...”, ok?

10. Esse foi o primeiro trabalho da banda gravado por Daniel Beans (bateria) e George Lessa (guitarra)... A nova formação possui praticamente duas gerações, com integrantes mais velhos e mais novos, desculpa a indiscrição (risos). Isso ajuda, atrapalha ou não interfere em nada?
Baloff: É no mínimo interessante possuir integrantes com a mesma idade da banda, como no caso o Daniel, ou ainda mais novo que a mesma, como o George, mas felizmente nunca chegamos a ter nenhum choque de ideias com relação à banda ou às músicas em si, mas às vezes é inevitável que a diferença de idade causa alguma discordância em outros assuntos, mas felizmente nada que venha a prejudicar o desenvolvimento da banda – ou pelo menos nada que seja relevante a ser citado aqui... O importante é que ambos tenham o pode de absorver a essência da banda do jeito que deve ser, independente da idade de cada um, e felizmente é isso que acontece em suas relações com  o Headhunter D.C..

11.  Vocês tem feito muitos shows, não? Vocês possuem trabalhos paralelos a banda ou já conseguem viver só da música? Se não, ainda sonham com isso?
Baloff: Sim, felizmente nosso novo álbum tem gerado alguns bons frutos, entre eles uma turnê que já abrangeu boa parte do país, com alguns shows simplesmente memoráveis. Viver de Metal no Brasil ainda é uma grande utopia, então temos os pés bem fincados na realidade com relação a isso, e sendo assim todos têm suas atividades extra-banda, sendo que apenas eu me dedico em tempo integral ao Headhunter D.C.. De qualquer forma, seria muito bom podermos algum dia viver apenas da música que fazemos, e digo isso também em nome de outras bandas que trabalham sério e que também merecem essa conquista, mas infelizmente isso ainda trata-se de um sonho distante...




 12.  O que falta para que as bandas sul-americanas consigam viver da sua própria música assim como as norte-americanas e européias?
Baloff: Eu acho que isso é mais uma questão de cultura do que qualquer outra coisa. Lá fora a cultura metalhead é respeitada, e se você tem uma banda, ou um selo ou uma distro isso é considerado como emprego, sim, e até regulamentado em alguns casos. No Brasil, o erro já começa com o que é considerado como “música” pela sociedade, então obviamente nesse quesito estamos numa grande desvantagem...

13.  O Headhunter DC já está na cena há muitos anos... Como você compararia o underground de 20, 10 anos atrás perante o atual?
Baloff: Sempre faço esse tipo de comparação sob duas óticas, vendo todos os prós e contras de ambas as épocas. Os anos 80 e início dos anos 90 eram épocas mágicas, épocas de revolução e inocência, duas palavras que por serem tão antagônicas, funcionaram tão bem juntas durante aquele período, e que hoje infelizmente (ou felizmente mesmo, dependendo do ponto de vista) não existem mais. Atualmente vemos uma acessibilidade a tudo tão grande que tudo se tornou banal demais, ainda que essa facilidade nos traga alguns benefícios, principalmente a nós bandas, mas olhando pelo lado ideológico da cena, muita coisa boa vivida naqueles áureos tempos se perdeu e muitos valores foram trocados. Só quem viveu aquele período saberá exatamente o que estou falando.

14.  Você diria que o MP3 ajudou mais ou prejudicou mais as bandas undergrounds? Como você encara esse artifício?
Baloff: Existem também os dois lados da moeda nessa questão: logicamente que o MP3, em minha opinião, e consequentemente o download, foram como dois verdadeiros cânceres no Underground, quase que acabando com a magia do Metal encontrada nos anos de glória e tornando tudo normal, banal, acessível demais, mas isso é uma visão ideológica da coisa e que pra mim é a que realmente importa, porém, não serei tão extremo a ponto de renegar a importância dessa e de outras ferramentas no sentido da praticidade e interatividade na cena. Infelizmente o formato virtual acabou se sobrepondo ao formato físico dos materiais num âmbito geral, e isso derrubou a valor dado a cada um desses materiais conquistados a níveis baixíssimos. Felizmente, ainda existem aqueles que mantém a tradição dos formatos físicos viva, mantendo, assim, a velha chama do verdadeiro Metal Underground acesa como nos velhos tempos.


15.  Por que deus e o cristianismo são os cânceres do mundo? Como você acha que seria o mundo sem eles?
Baloff: Veja quanta gente, quantos povos e quantas culturas foram dizimadas e quanta corrupção e violência de todos os tipos continua sendo proliferada mundo a fora em nome de Deus e do cristianismo e saberá a resposta para essa pergunta. Um mundo sem “Deus” e sem cristianismo certamente seria um mundo mais livre e menos hiopócrita, com as pessoas andando com os seus próprios pés e pensando com o seu próprio cérebro.

16.  Lembro-me que há cerca de dez anos atrás, conversando contigo, você falava sobre as bandas brasileiras que vão pra Europa pra tentar a sorte, na maioria das vezes às escuras, passando fome, sede e frio, geralmente tendo que bancar passagem, isso quando não tinham que bancar alimentação e estadia... Como você encara esse sonho de tocar no velho continente o qual faz parte de muitas bandas? É por esses e outros motivos que o Headhunter DC nunca tocou no velho continente?
Baloff: Também. Eu sempre disse que nós do HDC nunca tivemos aquela obsessão de tocarmos no exterior a qualquer custo como algumas bandas nacionais costumam ter, geralmente levando-as a más experiências disfarçadas de “sucesso”, mas por outro lado admiro aqueles que metem as caras e apostam em seu trabalho, porém nesses casos a honestidade no trabalho e um pouco de bom senso sempre deve prevalecer. Sempre fomos muito cobrados em tocar no exterior, sendo nós uma banda com 25 anos de estrada, enquanto bandas com bem menos tempo já fizeram 2, 3 turnês lá fora, mas alguns aspectos influenciam nisso, e entre eles logicamente está a falta de uma estrutura e planejamento melhor para que tenhamos as condições básicas para mostrarmos nosso trabalho numa investida desse porte. De qualquer forma, como já deve ser do conhecimento de todos, acabamos de ser convidados para tocarmos na 16ª edição do festival SWR Barroselas Metal Fest em Portugal em abril desse ano, e estamos bastante honrados, orgulhosos e também ansiosos por essa confirmação, tanto pelo reconhecimento por parte da produção do evento quanto por estarmos dividindo o palco com nomes como Possessed (mais uma vez), Pentagram (EUA) e outros. A ideia é aproveitarmos essa ida a Portugal e realizar uma tour de 20 dias pela Europa no período entre abril e maio, dando continuidade às comemorações de 25 anos do Culto da Morte. Vamos ver o que acontece. Mais infos em breve.

17.  Vocês têm planos pra lançar um DVD? Que músicas não poderiam faltar?
Baloff: Gravarmos um DVD também está entre os planos mais imediatos da banda, e se conseguirmos colocar isso em prática ainda esse ano seria perfeito, pois seria mais um lançamento para sintetizar esse ¼ de século ininterruptos de atividades do Headhunter Death Cult. Algumas músicas-chave realmente não poderiam estar de fora de um lançamento como esse, e entre elas certamente estariam “Am I Crazy?”, “...And The Sky Turns To Black...”, “Forgotten Existence”, “Death Vomit”, “God’s Spreading Cancer...”, “Winds of Death”, “Conflicts of the Dark and Light” entre outras.




18.  A banda já chegou a se mudar pra São Paulo, estou certo? Pensam em voltar pra lá?
Baloff: Não, nunca chegamos a nos mudar para São Paulo, apesar de já termos cogitado essa possibilidade algum tempo atrás. Na verdade moramos durante quase todo o ano de 1993 em Belo Horizonte, ano em que gravamos o “Punishment at Dawn”. De qualquer forma, tenho muita vontade em passar uma temporada em São Paulo com a banda, mas infelizmente isso não depende apenas de minha vontade e disponibilidade. Vejamos o que poderá acontecer mais à frente...

19.  O que o Headhunter DC significa na sua vida?
Baloff: Headhunter D.C. é como uma extensão de minha própria vida, definitivamente não consigo me imaginar sem a banda. É algo que está muito além do que apenas tocar Death Metal, e isso pouquíssimas pessoas entendem ou entenderão algum dia.

20.  Particularmente falando, ...And The Sky Turns To Black..., é o meu album favorito da banda, assim com sua magnífica capa. Você diria que o trabalho citado é o favorito na maioria dos seguidores do Headhunter? Qual o seu álbum favorito da sua banda?
Baloff: Sem hipocrisia, demagogia ou clichês baratos, o meu álbum favorito do Headhunter D.C. sempre será o último, caso contrário não faria mais sentido estar gravando e lançando trabalhos novos, pois a “busca” teria acabado, se é que me entende. Esse lance de álbum favorito varia muito entre os fãs e admiradores do Culto, realmente muita gente cita o “...ATSTTB...” como o melhor, enquanto que outras preferem o debut, outras o “Punishment...”, “God’s...”, enfim, gosto dessa diversidade nas opiniões sobre cada trabalho nosso, pois prova, entre outros aspectos, a grande diversidade alcançada em cada álbum lançado, mas sempre mantendo, é claro, nossa identidade intacta, algo não tão comum de se ver nos dias atuais.


21.  Você diria que a turnê de vocês sul-americana foi um dos ápices da carreira do Headhunter? Alguma previsão para outra tour fora do país?
Baloff: Eu diria que sim, foi algo mesmo muito importante em nossa carreira, principalmente por ter sido o primeiro giro fora do país. Também, conferir ‘in loco’ algumas cenas as quais já acompanhava desde o final dos ‘80’s, como a chilena por exemplo, foi algo que realmente sempre imaginei fazer. Sobre outra tour fora do país, falei sobre isso numa das questões anteriores, mas também queremos voltar a fazer um giro pela América do Sul, principalmente em alguns lugares onde ainda não tocamos, como em Lima, no Perú, Colômbia, Venezuela, entre outros.

22.  Cite por gentileza 10 clássicos do Metal:
Baloff: Piece of Mind, Master of Reality, Haunting the Chapel, Seven Churches, Powerslave, Dawn of Possession, Scream Bloody Gore, Black Metal, In the Sign of Evil e Emperor’s Return.

23.  Li no blog Metal Samsara, que vocês pretendem relançar o Live Tape (2002) e um possível split 7” ou 10” com uma banda de fora, ano que vem... O que poderia nos adiantar sobre esses lançamentos?
Baloff: O Live Tape 2002 será relançado em CD pela Eternal Hatred Records ainda nesse primeiro semestre de 2013, algo que já vínhamos planejando há bastante tempo, principalmente pela grande procura por esse material, já que a versão em cassete havia saído de forma extremamente limitada em apenas 100 cópias. Já esse split sobre o qual falei no Metal Samsara por enquanto está em ‘stand by’ devido a outros projetos mais urgentes que temos atualmente, mas já estamos com uma música nova pronta para esse lançamento e outra sendo desenvolvida. Mais news a respeito muito em breve...

24.  Agradeço imensamente pela entrevista. Desejo sorte nos shows e na divulgação de In Unholy Mourning! Long Live The Death Cult!
Baloff: Eu é que agradeço pelo espaço cedido no Penumbra ‘zine, Rodolfo! A todos os leitores, fãs, irmãos e admiradores do Headhunter D.C., confiram “...IUM...”, mantenham-se brutais e continuem seguindo o Culto! ALL HAIL!!!!!!!!!!!!!! SALVE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

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